+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 16 de outubro de 2023

A burocracia que atrapalha

Ações de zeladoria urbana estão emperrando na burocracia. Em São Paulo, o banco Santander espera há três anos o sinal verde da prefeitura para fazer uma reforma no calçadão do centro velho.

Ações de zeladoria urbana estão emperrando na burocracia. Em São Paulo, o banco Santander espera há três anos o sinal verde da prefeitura para fazer uma reforma no calçadão próximo à sede da instituição financeira no centro velho da cidade.

Falta a assinatura

A ideia é patrocinar novo mobiliário urbano e recuperar o piso e a iluminação pública. Sem a autorização, porém, o projeto não sai do papel.

Juntos lavaremos

Em Curitiba, a CGB (Condomínios Garantidos do Brasil), que reúne empresas da área condominial, está empenhada em um mutirão na Rua XV de Novembro (foto) que envolverá a lavagem do petit-pavê, a despichação e a limpeza do mobiliário urbano.

Colaboração

O trabalho, que será realizado quinzenalmente aos domingos, deve ser concluído antes das festas de fim de ano. E, nesse caso, a burocracia da administração pública não foi um óbice. A prefeitura já se prontificou a ceder o carro-pipa e a mobilizar equipes de apoio para garantir o serviço grátis.

Mais jovem

O perfil do síndico mudou. É o que aponta pesquisa da administradora de condomínios Lello. Até 2019, pessoas com 60 anos ou mais eram maioria e permaneciam no cargo por até seis anos. Agora a faixa etária predominante é de pessoas entre 46 e 60 anos, com tempo de permanência que não ultrapassa quatro anos.

Lá vem o sol

O Brasil tem 1,1 milhão de residências com telhado solar. É o que mostra levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O número representa 78,7% do total de sistemas solares fotovoltaicos no país. Condomínios verticais estão incluídos nesse cálculo.

A que ponto chegamos

Com trânsito imprevisível e urbanização em colapso, a cidade de São Paulo não é mesmo para amadores. Os muito ricos que trabalham na Faria Lima e precisam se deslocar suas moradias em condomínios de luxo no entorno da capital têm à disposição, desde o mês passado, um “uber” de helicópteros que garante aos passageiros a liberdade de voar acima do caos.

Salgado

Criado por um grupo português, o aplicativo possibilita aos passageiros agendar voos de helicópteros com apenas 24 horas de antecedência por preços que que variam de 3,5 mil a 5 mil reais, a depender do roteiro.

Vapt-vupt

Uma viagem de helicóptero da Faria Lima, avenida onde se concentram milionários e bilionários, até o aeroporto de Guarulhos, leva cerca de oito minutos. Menos do que o tempo necessário para fazer o trajeto de carro que, para os muito sortudos, é de uma hora.

Coluna publicada no jornal Indústria & Comércio em 4 de setembro de 2023.

Desenvolvido por