+55 41 3223-7708 | 98739-8371


Tornar nossa cidade mais agradável, mais bonita e muito mais encantadora para seus habitantes e para as pessoas que visitam Curitiba. É por esses motivos que a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) criou vários serviços que colaboram com a manutenção dos espaços públicos da cidade. Conheça cada um deles.

ALPINISTAS URBANOS

CALCETEIROS

DESPICHE

ZELADOR DA VIZINHANÇA

PROJETOS CULTURAIS

ALPINISTAS URBANOS

A arquitetura nos grandes centros urbanos, com o passar dos anos, foi com ficando cada vez mais vertical com a construção de grandes edifícios e monumentos históricos. Isso torna a cidade mais imponente e cosmopolita. Acontece que essas edificações que vão até as alturas, também precisam de manutenção.

Foi por isso que a ACGB/Vida Urbana criou o grupo Alpinistas Urbanos. São profissionais treinados e capacitados para realizar a limpeza e pintura de fachadas de prédios e monumentos. Com seus equipamentos especiais, eles conseguem alcançar locais externos de difícil acesso para remover pichações ou fazer a revitalização dessas áreas.

CALCETEIROS

O brasileiro caminha, em média, 3,5 quilômetros diariamente*. Ou seja, andar é um meio de locomoção muito importante e para que a circulação seja segura e agradável, é necessário que a cidade ofereça calçadas bem estruturadas e conservadas, tanto para quem se desloca a pé como para quem usa cadeira de rodas. Pensando nisso, a ACGB/Vida Urbana criou o grupo de calceteiros que são responsáveis pelo Passeio Nota 10 e realizam manutenções e melhorias na malha de calçadas de Curitiba. Durante o ano, os calceteiros realizam mais de 5 mil reparos em toda cidade.

Um trabalho que melhora a qualidade de vida de toda a população que depende das calçadas para se deslocar e realizar suas atividades, exercendo assim seu direito de ir vir.

*Estudo da Universidade de Stanford (EUA) | 2017

DESPICHE

Para colaborar com a conservação das cidades, a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) realiza um serviço de revitalização de paredes e fachadas degradadas.

A atuação dos nossos profissionais consiste na remoção de pichações realizando a pintura das paredes com a cor original. Ou a criação de grafites, realizados por talentosos artistas locais que emprestam sua arte para deixar a cidade muito mais moderna e encantadora. Assim como todos os serviços da ACGB/Vida Urbana, a mão de obra do despiche é gratuita. O proprietário ou responsável precisa oferecer apenas os materiais.

ZELADOR DA VIZINHANÇA

“Nem tudo são flores”. Esse ditado não vale para os Zeladores da Vizinhança da ACGB/Vida Urbana. Afinal, eles trabalham, todos os dias, realizando a manutenção e o plantio de flores em canteiros e outras áreas coletivas. Um trabalho importante que deixa a cidade mais bonita e agradável para seus moradores e também para os visitantes.

A atuação dos Zeladores da Vizinhança é muito importante, uma vez que as áreas urbanas possuem milhares de canteiros, floreiras, praças e parques que são uma das belezas que mais chamam a atenção em Curitiba. Por isso, a próxima vez que você ver plantas e flores nos espaços públicos de Curitiba, é bem provável que um zelador da ACGB/Vida Urbana tenha passado por ali e contribuído para uma cidade mais bonita.

AÇÃO NAS ESCOLAS


As escolas são espaços extremamente ativos, utilizadas diariamente por alunos e profissionais da educação. E como é natural, essa intensa utilização faz com que a manutenção das instalações tenha que acontecer rotineiramente.

O mutirão é uma tradição das escolas. Elas convidam toda a comunidade a colaborar com a conservação desse importante espaço, realizando a conservação do jardim, pequenos reparos, pintura das paredes etc. A ACGB/Vida Urbana oferece sua mão de obra para participar dessas ações de mutirão que unem a comunidade em prol de uma causa tão nobre.



OFICINAS


A Associação de Condomínios Garantidos do Brasil também tem um importante papel na educação de jovens que estão passando por um processo de reinserção na sociedade. Junto com alguns parceiros, a ACGB oferece oficinas que contribuem para que os jovens possam enxergar uma outra maneira de ver o mundo, entender seu papel na sociedade e desenvolver novos talentos e aptidões.



PAINÉIS DA CULTURA


A poesia é inspiradora. Ler um livro de poesia é uma grande experiência que alimenta nossa alma e nossos sentidos. Agora, imagina só se as poesias dos livros pudessem estar estampadas nos espaços públicos. Existe uma tradição que foi trazida ao Brasil pelos portugueses: a pintura em azulejo. Em muitas cidades, esse tipo de arte é muito comum e faz parte de fachadas e lugares públicos.

Por tudo isso, a ACGB/Vida Urbana criou o projeto Painéis da Cultura, que ensina a técnica de pintura em azulejos para os alunos e cria lindos painéis pela cidade. Os moradores ou empresas que têm interesse em ter um painel em sua fachada, entra em contato com a Associação e nós vamos oferecer os artistas para a realização do painel, o proprietário só precisa autorizar.

Desenvolvido por