+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 6 de fevereiro de 2024

A coroação de um trabalho no ano de 2023

Inauguração do painel "As Lavadeiras" na comunidade Mont Serrat, em Florianópolis. Um dos pontos altos da ACGB no ano passado.

Um ponto alto da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), em 2023, foi a inauguração do primeiro painel de azulejos de Florianópolis, intitulado como “As Lavadeiras”. O painel retrata e tem o intuito de manter viva a história das lavadeiras, mulheres guerreiras que lavavam roupas para subsidiar o próprio sustento.

A homenagem ganhou vida com ilustrações de Bruno Barbi e foi materializada nos painéis através do trabalho de André de Sousa. As escritas poéticas que retrataram e eternizaram a vivência dessas mulheres foram realizadas por Priscila Freitas e Rodrigo Cantos.

O painel faz parte do projeto Painel da Cultura, idealizado pela ACGB e que tem o intuito de levar arte e poesia e promover a revitalização de espaços.

Durante todo o projeto recebemos apoio do @redeivg, Movimento Traços Urbanos, WOA, Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, Conselho Comunitário de Mont Serrat e a Prefeitura de Florianópolis.

Nesta cerimônia, tivemos a realização de um culto Afro Ecumênico com a benção das águas e apresentações de danças memoráveis com o intuito de promover a representatividade e aproximar a comunidade local.

Nosso desejo é que esse painel aproxime a comunidade e desperte o senso de pertencimento e que essa ação seja um canal para que as pessoas conheçam a história do local em que vivem.

Uma atitude de todos para o bem-estar de Florianópolis! 

Desenvolvido por