+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 12 de junho de 2023

A arte de recuperar calçadas

Aplicativos que auxiliam a comunicação entre o setor público e o privado têm expandido as possibilidades de tomada de decisões nas cidades. Caso do Colab.re.

Entidade sem fins lucrativos, com 23 anos de história, a ACGB (Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil) já recuperou calçadas em grande parte da região central de Curitiba.

Pedra e martelo

De acordo com Deisi Momm, coordenadora de projetos da associação, o trabalho no petit pavê – as pedras brancas e pretas que pavimentam os passeios públicos – é bem simples. Basta posicionar as pedras na mistura de água, areia e cimento que formam o contrapiso e martelá-las até que se fixem.

Na internet

Há um vídeo nas redes sociais da ACGB – Facebook e Instagram – que ilustram o trabalho dos calceteiros.

Peça por peça

A dificuldade está em encontrar pedras que se encaixem nos espaços. É como um jogo de quebra-cabeças que a habilidade a e experiência dos zeladores urbanos faz parecer descomplicado.

Colabore

Aplicativos que auxiliam a comunicação entre o setor público e o privado têm expandido as possibilidades de tomada de decisões nas cidades. Caso do Colab.re (foto), criado em 2013 e que, no mesmo ano, ganhou o prêmio App My City de melhor aplicativo de zeladoria urbana do mundo.

Fotografar e relatar

O aplicativo funciona como uma rede social. Os morados de uma região da cidade postam fotos indicando o problema e a prefeitura se encarrega de saná-los.

Participação

A iniciativa privada também vem se interessando em investir em plataformas semelhantes. O objetivo é fazer com que os cidadãos de grandes regiões urbanas, como Curitiba, avaliem e proponham soluções para iluminação pública, fiação irregular, esgoto a céu aberto, buracos em calçadas e falta de acessibilidade.

Em todo o país

Dados recentes indicam que o Colab.re é usado por 200 mil brasileiros e mais de cem prefeituras, com cerca de 3 mil publicações por mês em todo o país.

Filantropia

Na última década, a plataforma recebeu um aporte de R$ 4 milhões dos fundos de impacto social de Pierre Omidyar, filantropo e fundador do eBay, sediado no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

Sistema integrado

Em 2017, o município de São Paulo integrou o sistema de zeladoria urbana das 32 subprefeituras, criando um mapeamento único da cidade que conta com 17 mil quilômetros de vias e tem área equivalente a duas Nova York e sete Buenos Aires.

Ordem de serviço

O sistema agilizou o serviço. Hoje o tempo ao tapa-buraco, por exemplo, caiu de 121 dias para 25, em média – 80% de redução. Em quatro anos, o volume de trabalho na recuperação de calçadas e buracos nas vias públicas somou mais de 820 mil ordens de serviços cumpridas integralmente.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio.

Desenvolvido por