+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 3 de maio de 2023

Quando Curitiba era escrita com ‘y’

Data de 1927 notícia publicada em jornal alertando os ‘transeuntes para os perigos dos carros de sirenar incessante na capital do Paraná. Tempos em que a cidade levava o ipsilone.

Data de 1927 notícia publicada em jornal alertando os ‘transeuntes’ (pedestres) para os perigos dos automóveis de sirenar incessante na capital do Paraná.

Principal artéria

No texto, o escriba adverte àqueles que atravessam a Rua XV de Novembro, “principal artéria” do centro da cidade, para que tomem cuidado redobrado com os carros que trafegam perto do passeio. “Eles ameaçam seguidamente os pacatos e desprevenidos cidadãos de Curityba (sim, a grafia era essa).

Não mudou nada

O título da notícia reproduzida no livro “Morar nas Alturas!”, de Elizabeth de Castro e Zulmara Posse não diz muito: “A fervente agitação da Urbs”. Já o subtítulo diz muito mais: “A constante ameaça à vida dos transeuntes. Mais cuidado, senhores do volante!”

Download

A obra, que conta a história da verticalização de Curitiba (com “i”) nas décadas de 1930 a 1960, e reproduz fotos e croquis da época, pode ser baixada gratuitamente em PDF. Basta simples pesquisa no Google.

Banho necessário

Associações com projetos de zeladoria urbana discutem com a Regional Matriz uma forma de lavar as calçadas do centro histórico da capital sem melindrar lojistas e “transeuntes”.

Sem confusão

A ideia inicial é fazer o trabalho nas manhãs de domingo, quando o comércio está fechado e o movimento de carros e pedestres é bem menor.

Marmita abençoada

O aumento crescente dos moradores de rua no centro da cidade está mexendo com os nervos da administração municipal. A ponto de haver um embate com pastores de igrejas pentecostais que servem até três refeições por noite na Praça Tiradentes, em horários que vão das 19h às 22h30.

Daqui não saio

A prefeitura diz que a distribuição de comida faz com que o morador de rua “fixe residência” no entorno da praça e pede que as igrejas encaminhem os andarilhos sem-teto para instituições da Fundação de Ação Social – a FAS.

Sem drogas

Lá, segundo o município, os moradores de rua recebem três refeições por dia e cuidados de higiene e saúde. Só não podem fazer uso de drogas ou consumir álcool. E é aí que mora o problema com muitos deles, que também necessitam de clínicas de reabilitação.

Homenagem em azulejo

A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) inaugurou, recentemente, painel de azulejos, em frente ao Jardim Botânico, com a inscrição “Eu Amo Curitiba” (foto).

Não se pode elogiar

No entorno do painel, ilustrado por Ingrid Osternack, foram plantados mudas de flores doadas pela prefeitura. Detalhe: as mudas vêm sendo repostas constantemente porque também vêm sendo constantemente furtadas. Ó vida.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 2 de maio de 2023.

Desenvolvido por