+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 20 de março de 2023

Zeladoria para um futuro próximo

As pessoas estão vivendo mais e nascendo menos. O fenômeno ocorre em todo o mundo. Como as cidades estão se preparando?

Em 2030, Curitiba terá mais idosos do que jovens. Esse é um dado estatístico que ainda não foi refutado. Estamos, portanto, há sete anos de uma realidade que não foi encarada suficientemente.

Vidas centenárias

Por que isso irá ocorrer? A aritmética é simples: as pessoas estão vivendo mais e nascendo menos. Em breve, os idosos responderão por 30% do consumo de bens e serviços. E a expectativa de vida pode ultrapassar 100 anos. Enquanto isso, na outra ponta, as maternidades ficarão cada vez mais vazias.

Idade bíblica

O fenômeno não é localizado. Está ocorrendo em todo o mundo. A vida é complexa. Os casais optam pela carreira profissional e não pela criação de filhos e a ciência está colaborando decisivamente para que as pessoas alcancem a idade de Matusalém. Ou quase.

O idoso cresce…

De acordo com o IBGE, hoje o número de brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos é de 29,9 milhões – 15% da população.

…e aparece

O ano de 2100 parece longe, mas não para os que nasceram no início deste século. Pois nessa data haverá 72,4 milhões de brasileiros idosos – mais do que a população da França.

Buraco no caminho

Como as cidades estão se adaptando a essa realidade? Bem, há uma lei de acessibilidade em vigor que impõe normas em casas condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais e em prédios públicos. No entorno, entretanto, as calçadas continuam esburacadas e escorregadias. Além disso, todo e qualquer planejamento urbano privilegia carros e não pedestres.

Esforço maior

Há entidades sem fins lucrativos que vêm trabalhando para a manutenção dos passeios e do mobiliário urbano. Caso da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana). Porém, a realidade que se avizinha exige muito mais.

Arte e educação

Na semana passada, a ACGB promoveu Mostra Cultural em sua sede, na Marechal Floriano Peixoto. Durante uma semana foram expostos trabalhos de adultos e adolescentes que passaram pela entidade cumprindo medidas socioeducativas (foto) – em parceria com o TJ Paraná – e ainda reproduções de peças de azulejos que fazem parte do Projeto Painel da Cultura.

Painel histórico

A associação finalizou também um grande mural em homenagem às lavadeiras.  Ele será instalado em Florianópolis em data ainda não definida.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 6 de março de 2023.

Desenvolvido por