+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 2 de março de 2023

O Carnaval dos tapumes

Uma semana antes da folia, já circulava entre os estabelecimentos comerciais um abaixo-assinado que pede à administração municipal que ache outro lugar para a festa popular. Não na Marechal Deodoro, please

O antes e o depois dos desfiles das escolas de samba de Curitiba, na Marechal Deodoro, fizeram com que funcionários de lojas e escritórios localizados entre a Rua João Negrão e a Avenida Marechal Floriano Peixoto subissem nas tamancas. Foi nesse trecho, apinhado de carros e pedestres, que a Fundação Cultural de Curitiba concentrou a folia.

Seguro?…

Por segurança, lojas, bancos e prédios comerciais – como o Itatiaia, na esquina da Marechal com a Barão do Rio Branco – providenciaram tapumes para se proteger contra eventuais saques e arrombamentos.

…morreu de velho

“O tráfego na avenida, que já é congestionado, piora de forma irracional. Além disso, a montagem e a desmontagem das estruturas e dos equipamentos de iluminação levam duas semanas e prejudicam aqueles que trabalham na região”, afirmou a empresária Elisete Machado, cujo edifício em que trabalha – o Arnaldo Thá, na esquina da Marechal com a Monsenhor Celso, também foi protegido com tapumes.

Curitiba fria

Com a chuva forte, que fez cair a temperatura, o que se viu foi um samba tiritante na passarela. As passistas, com mais adereços do que roupas, sofreram. Ao público desprevenido restou o refúgio das marquises ou o abrigo dos casacos.

Essa eu quero ver

Uma semana antes, já circulava entre os estabelecimentos comerciais um abaixo-assinado que pede à administração municipal que ache outro lugar para o que chamam de “folia do estorvo”. As súplicas passam até pela ideia da construção de um sambódromo. Não, não é piada.

Baticumbum

A FCC alega que, ao contrário do que afirmam os avessos e arredios, o evento momesco atrai “multidões” de foliões. Ora, qualquer coisa que faz barulho com alguma cadência produz o mesmo efeito. Um motor de fusca, por exemplo.

Se é por falta de adeus

No cerne da questão está o fato de que durante 17 anos, o carnaval de Curitiba ficou restrito às cercanias do Centro Cívico. Sem causar caos no trânsito e sem provocar a ira de comerciantes e pedestres.

O bloco da multa

Não custa lembrar – e é mesmo difícil esquecer – que a montagem e desmontagem das arquibancadas (foto) deixou a Marechal Deodoro com pista única no trecho da folia. O motorista que perdeu a paciência e invadiu a faixa exclusiva dos ônibus, pode ser autuado por desrespeito às leis de trânsito.

Fazendo arte

A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB) promove, de 27 de fevereiro a 3 de março, em sua sede, a 1ª edição da Mostra Cultural ACGB/Vida Urbana, com a exposição de trabalhos realizados para o Projeto Painel da Cultura e para o Mural das Lavadeiras, que será instalado em Florianópolis (SC).

Desenvolvido por