+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 1 de março de 2022

Recordações pedestres do escriba Francisco Souto Neto

Defensor de uma cidade sem buracos, o escritor e jornalista descobriu na ACGB um projeto de recuperação de calçadas que não gera custos ao contribuinte.

Titular em colunas de jornais até 2015 – quando a nau da imprensa traçou novos rumos – o escritor e jornalista Francisco Souto Neto, membro da Academia de Letras José de Alencar, transferiu para o seu blog (fsoutone.blogspot.com) o mesmo olhar atento e perspicaz sobre Curitiba que mantinha nos espaços que lhe eram reservados na versão impressa dos diários. Em um artigo, que depois ganharia destaque, ele descreveu o quadro deprimente das calçadas da capital, ora esburacadas, ora com aclives e declives intransponíveis, ora ausentes. Ele mesmo, o escriba Souto Neto, já fora vítima do desmazelo da administração pública. Em uma ocasião, andando meditativo no centro da capital, fraturou o pé direito ao enfiá-lo em um buraco. Era só o que faltava. A partir daí, o tema tornou-se para ele uma obsessão.

80 BURACOS

Em apenas três quarteirões da Avenida João Gualberto, próximo a sua casa, Souto Neto contabilizou e registrou em foto – para que não pairasse dúvida razoável – 80 buracos. Não parou por aí. Também produziu artigo furioso reclamando providências do município e apôs nele título curto e grosseiro: “Nauseabundas calçadas de Curitiba”. Era uma crítica desvelada à situação de “miserê” dos passeios da capital e quanto desprezo – ó Céus! – ao pedestre, aos velhinhos, àqueles em bengala, àqueles em cadeiras de rodas.

CONFRADE

Foi então que Souto Neto soube que entre seus confrades da academia encontrava-se um especialista em direito imobiliário que também estava à frente de projeto de zeladoria urbana cuja principal tarefa era recuperar calçadas (foto acima), além de pintar muros e fachadas degradadas ou pichadas. E sem um tostão do contribuinte. “Eu desconhecia que, desde 2000, o advogado Luiz Fernando de Queiroz criara uma organização, a ACGB/Vida Urbana, que trabalha em prol da educação do cidadão para que desenvolva hábitos com o objetivo de reduzir a degradação na capital e melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”. Imediatamente, o jornalista tratou de reparar o erro escrevendo uma crônica. O título é “ACGB, uma benção sobre Curitiba” e está publicado no blog.

NOTA BAIXA

Em 2012, o Mobilize Brasil, um portal da internet que atua em prol da mobilidade urbana, fez uma pesquisa sobre as condições das calçadas em 12 capitais brasileiras. O resultado foi desastroso. A nota média foi de 5,7 em uma escala de 0 a 10. O portal concluiu que nenhuma cidade é exemplo no trato com os passeios. Curitiba se recupera através da iniciativa de uma associação.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio de 28 de fevereiro de 2022.

Desenvolvido por