+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 21 de fevereiro de 2022

Enquanto você ficou em casa a ACGB pintou sua escola

As aulas na rede municipal começaram na semana passada e algumas instituições de ensino receberam os alunos com uma nova cara.

As aulas nas 521 unidades de ensino na rede municipal e nas demais cidades da região metropolitana começaram na semana passada e algumas escolas receberam os alunos com uma nova cara. Enquanto a pandemia obrigou as crianças a ficarem em casa, zeladores da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) promoveram a pintura de instituições de ensino e entidades filantrópicas – caso da Associação Paranaense do Diabético (APAD) que voltou a atender após dois anos. O trabalho só não foi maior devido às restrições sanitárias e ao fato de alguns dos funcionários também serem obrigados a afastar-se. Na foto acima, cedida pela coordenadora da ACGB, Deisi Momm, zeladores trabalham na recuperação da fachada da Escola Municipal João Pinhal, em Pinhais. As crianças agradecem.

A HORA E A VEZ…

Cuidar das calçadas significa valorizar o pedestre e é ele o eixo central da mobilidade urbana, segundo os especialistas. Mas isso representa também ampliar o escopo de um projeto que passa pela rehabitação das cidades.

…DA REVITALIZAÇÃO

Agora mesmo há arquitetos debruçados sobre o problema dos imóveis abandonados nas capitais. Há o temor de que a realidade de São Paulo, cujo centro velho virou um grande mercadão de drogas, replique-se em outras metrópoles do país, o que inclui Curitiba. Medo…

AINDA É ASSIM?

Certa vez, o “The New York Times” afirmou, em artigo, que Curitiba era a resposta para uma pergunta que, de outra forma, seria hipotética: como as cidades seriam se urbanistas, e não políticos, estivessem no poder?

BIKES E PATINETES

A pandemia é uma explicação para o fracasso do serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes na capital. Mas há outras razões: os furtos e a ações de vandalismo também contribuíram para o que se chamou de “declínio vertiginoso” do negócio.

FALTOU EDUCAÇÃO

Quando os casos começaram a pipocar, as empresas rapidamente responderam que não estavam preocupadas. Tudo dependia da educação dos consumidores. “Todo mundo acha a gente louco e ri. Mas queremos acreditar no brasileiro, queremos acreditar que esse negócio vai dar certo”, afirmou Eduardo Musa, da startup Yellow, em entrevista à revista Exame. Pelo jeito ele desacreditou.

DE SOL A SOL

OSCIP sem fins lucrativos, a ACGB/Vida Urbana é responsável por plantar, em média, 600 mudas de flores na região central de Curitiba por mês e de dedicar 21% de suas tarefas diárias à recuperação de calçadas.

NA MEDIDA

Em agosto do ano passado, a entidade passou a fazer a medição do trabalho. O relatório deve ser divulgado em breve.

*Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 21 de fevereiro de 2022.

Desenvolvido por