+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 21 de dezembro de 2020

ONG revitaliza fachada do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná

Obra recupera cor original do prédio inaugurado há meio século; organização não-governamental também foi responsável por limpeza do obelisco da praça 19 de dezembro

(CURITIBA / ASSESSORIA DE IMPRENSA) – O prédio do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGP) está de cara nova. No último fim de semana, funcionários da ACGB/Vida Urbana, organização não-governamental de Curitiba, concluíram a pintura da fachada da sede da entidade, construída na década de 50.

O trabalho exigiu 30 galões de tinta de 18 litros cada um e horas de dedicação. O tom alaranjado escolhido pela ONG aproxima-se da cor original do IHGP (veja foto), um edifício de dois pavimentos, localizado na esquina das ruas José Loureiro e Dr. Muricy, no quadrilátero central da capital.

Segundo Deise Fonseca, coordenadora da ONG, a revitalização exigiu seis camadas de pintura até que as paredes externas, porosas e danificadas pelo tempo e pela umidade, absorvessem a tinta. O trabalho foi feito durante os fins de semana por causa do intenso movimento de carros e pedestres na região.

“A princípio, apenas o pavimento superior seria pintado, mas depois que cedemos a mão-de-obra gratuitamente, os comerciantes que alugam lojas no prédio resolveram bancar o custo da tinta suficiente para toda a fachada”, afirmou.

Inspirado no Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, cuja fundação data da primeira metade do século XIX, o IHGP foi criado em 1900, sob a inspiração de Romário Martins, poeta e historiador curitibano. Em artigo de jornal, Martins convocou a presença intelectuais paranaenses à biblioteca do Clube Curitibano para a “concretização de uma missão”. Somente seis pessoas compareceram, mesmo assim a assembleia foi
instalada e o estatuto redigido.

Já a construção da sede permanente do IHGP levaria mais tempo. Em 1953, por ocasião do centenário da emancipação política do Paraná, a prefeitura de Curitiba doou o terreno de 600 metros quadrados para o início das obras do edifício, inaugurado seis anos depois.

Os funcionários da ACGB/Vida Urbana encarregados da revitalização do prédio foram os mesmos que, em abril, promoveram a limpeza do obelisco da Praça 19 de Dezembro, a praça do ‘Homem Nu’, no Centro Cívico. O monumento tem 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares.

CONTATO IMPRENSA: Deisi Fonseca, coordenadora da ACGB – (41) 9 8739-8371 | Marcus Gomes (41) 9 9502-9285

Desenvolvido por