+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 21 de dezembro de 2020

Alpinistas urbanos lavam obelisco de 44 metros nesta terça (30)

Trabalho será executado a partir das 10 horas da manhã na praça 19 de dezembro, no Centro Cívico, por funcionários de associação sem fins lucrativos; apoiadora do projeto, Prefeitura de Curitiba se comprometeu a ceder caminhão pipa e mangueiras de alta pressão

Dois alpinistas urbanos estão encarregados de escalar nesta terça-feira (30), a partir das 10 horas da manhã, o obelisco da praça 19 de dezembro, no Centro Cívico. Funcionários da Associação de Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana), uma associação sem fins lucrativos, Matheus Momm e Jaílson Gilberto da Silva irão lavar o monumento de 44 metros, equivalente a um prédio de 15 andares, utilizando técnicas de rapel. O trabalho deve durar de dois a três dias.

A prefeitura é parceira da iniciativa e já se comprometeu a ceder um caminhão pipa e mangueiras de alta pressão que serão utilizadas na limpeza do obelisco.

A praça 19 de dezembro é a mesma onde está instalada a estátua do Homem Nu. Há duas semanas, Momm e Silva fizeram um teste de ancoragem (sustentação de cordas) no ponto mais alto do obelisco para testar o equipamento e planejar a lavagem. Os alpinistas usarão 200 metros de corda, além de presilhas, capacetes e equipamentos de segurança necessários para a descida.

Profissionais experientes, Momm e Silva são requisitados frequentemente por síndicos para promover a retirada de pichação no alto dos edifícios. O trabalho não tem custo. A ACGB/Vida Urbana também promove voluntariamente a recuperação de calçadas, canteiros e fachadas de prédios históricos. Os alpinistas cumprem diariamente roteiro de manutenção no centro expandido da capital.

“Os pedidos são encaminhados, nós os avaliamos e, na medida do possível, procuramos atender a todos”, afirma Deise Fonseca, coordenadora da associação. De autoria do escultor Erbo Stenzel, o obelisco da Praça 19 de Dezembro foi inaugurado em 1953, no governo de Bento Munhoz da Rocha, em comemoração ao centenário de emancipação política do estado. A obra é revestida de granito e ostenta, na parte da frente, um escudo do Paraná, em alto relevo.

No início deste mês, os alpinistas urbanos recuperaram o Viaduto João Negrão, mais conhecido como Ponte Preta, no centro de Curitiba, pichado por vândalos. O trabalho consistiu em cobrir com tinta preta as grafitagens nas laterais da estrutura de metal.

CONTATO IMPRENSA: Deisi Fonseca, coordenadora da ACGB – 41 9 8739-8371 / Marcus Gomes 41 9 9502-9285

Desenvolvido por