+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 21 de dezembro de 2020

ONG de zeladores urbanos participa do Hackathon da Nasa em Curitiba

Durante um mês, alpinistas e grafiteiros promoveram a limpeza e a decoração de um dos barracões; evento reúne participantes em 75 países para desenvolver startups que apresentem soluções para o planeta

Um grupo de zeladores urbanos da ACGB / Vida urbana esteve envolvido durante um mês na preparação e limpeza de um dos barracões que irá abrigar o Hackathon 2019 da Nasa, neste fim de semana, em Curitiba. O evento que é gratuito, mas limita a participação em 500 inscritos, será realizado no espaço CRIA (Campus Rebouças de Inovação e Aceleração), inaugurado no mês passado pelo prefeito Rafael Greca.

Promovido pela agência espacial norte-americana, o hackathon impõe um desafio aos participantes: formar equipes de desenvolvedores de startups a fim de criar, em tempo recorde, soluções para o planeta.
De 18 a 20 de outubro, os inscritos trabalharão de forma intensiva e deverão apresentar resultados em um prazo de 48 horas. Este é o grande atrativo da incubadora da NASA e do CRIA que reúne empresas especializadas em
cidades inteligentes, construções sustentáveis e energias renováveis.

Hackathon significa maratona de programação e resulta da combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

A ACGB Urbana foi a encarregada de preparar o barracão da empresa Jupter, que integra o complexo de 16 mil metros quadrados, no bairro Rebouças. O local foi lavado e recebeu grafites nas paredes externas que poderão ser apreciados pelos visitantes e inscritos.

Esta é a primeira vez que a ACGB / Vida Urbana é convidada para participar do Hackathon. De acordo com Deisi Fonseca, coordenadora da ONG, o convite foi feito pelos organizadores depois que tomaram conhecimento do trabalho voluntário que a ONG promove no centro histórico da capital, recuperando calçadas, pintando prédios e lavando monumentos a grandes alturas, caso do obelisco da Praça 19 de dezembro, de 40 metros. “Trata-se de um reconhecimento ao nosso projeto”, afirmou.

A primeira edição do Hackathon da Nasa foi realizada em 2012. No ano passado, o evento reuniu 18 mil participantes em mais de 200 cidades de 75 países. Além de Curitiba, Foz do Iguaçu, no Paraná, também promoverá a
maratona. Outras oito cidades do Brasil estão envolvidas: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB) e Manaus (AM).

Desenvolvido por