+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 2 de agosto de 2023

Poesia em azulejos

Na foto, o artista André de Souza, que concebeu o painel, e Malu Prado, autora do poema pintado no azulejo: projeto cultural da ACGB.

CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS

A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB) inaugura nesta segunda-feira (31),  às 10h30, o painel de azulejos com a poesia Água, de Malu Prado. Ilustrado com técnica de aquarela pelo artista André de Souza, o painel foi instalado na altura do número 1571 da Marechal Floriano Peixoto, no Rebouças.

Onde tudo começou

Versos da poetisa também fazem parte do mural de azulejos instalado pela ACGB na parede externa de uma loja na Trajano Reis, no centro histórico de Curitiba. Foi o primeiro de uma série.

Antipicho

Painéis de cultura têm o condão de espantar pichações, assinala a coordenadora de projetos da ACGB, Deisi Momm. “Como se trata de arte de rua, os meninos do picho guardam respeito pela obra, assim como guardam respeito pelo grafite”. Trata-se de um acordo tácito, acrescenta ela. “Ninguém ditou as regras”.

Cidade limpa

Os empresários Camilo Turmina (ex-presidente da ACP) e Luiz Fernando de Queiroz estão unindo forças para promover um grande mutirão de limpeza no calçadão da Rua XV de Novembro, na capital.

Esforço concentrado

O projeto, que está recebendo os retoques finais, deve ter início na segunda quinzena de agosto e se estender até novembro, sempre aos domingos pela manhã. O dia da semana não foi escolhido ao acaso. É quando as lojas estão fechadas e o fluxo de pedestres é mínimo.

Da ACP à Osório

O mutirão deve contar com a parceria da administração regional da matriz, ligada à prefeitura de Curitiba, da Sanepar e de setores da iniciativa privada. Os trabalhos terão início no trecho onde está localizado a ACP, na XV de Novembro com a Presidente Faria, e término na Praça General Osório, no espaço compreendido pela Avenida Luiz Xavier, que ganhou o apelido de “menor avenida do mundo”.

Mãos à obra

Para a execução do serviço serão utilizadas mangueiras de pressão, água clorada, escovões e sabão. Os empresários negociam também a cessão de um caminhão-pipa custeado pela regional matriz ou pela Sanepar.

Cinquentão

O calçadão da Rua XV de Novembro é o mais antigo do Brasil. Foi inaugurado em maio de 1972 e completou meio século no ano passado. Diariamente, circulam pelo trecho que interliga seis quadras cerca de 100 mil pessoas.

Que medo

Em entrevista concedida à TV Band, na semana passada, Camilo Turmina, que é dono de uma joalheria localizada próxima à Boca Maldita, na XV, falou sobre a preocupação dos lojistas com a possibilidade de que a via pública, que é considerada um cartão postal da cidade, venha a se transformar em uma cracolândia.

Não falta aviso

“Não acredito que isso ocorra, mas é hora de soar o alarme. Por isso a necessidade do cuidado com a região central. Não podemos desistir”, afirmou.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 31 de julho de 2023.

Desenvolvido por