+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 2 de agosto de 2023

A praça Carlos Gomes é do povo

Praça Carlos Gomes, que já foi Largo da Proclamação da República, recebeu obras de revitalização da prefeitura: mais acessibilidade.

A coluna tem esse título para prestar singela homenagem ao poeta Castro Alves (“A praça é do povo como o céu é do Condor”) e ao compositor Caetano Veloso (“A praça Castro Alves é do povo como o céu é do avião”).

Para ele

No mais, a Carlos Gomes, localizada às margens da Marechal Floriano Peixoto, no centro de Curitiba, é mesmo do povo, e “em nome dele emana”.

Repaginada

No fim de junho, a administração municipal fez barulho ao concluir a revitalização do local. A praça ganhou calçadas novas que atendem às normas de acessibilidade, limpeza, flores e pintura.

Locomoção

O petit-pavê, escorregadio nos dias chuvosos, ainda é preponderante no espaço, mas seu contorno ganhou piso de granito, que facilitam a mobilidade, e lajotas vermelhas com saliências destinadas aos deficientes visuais para que exerçam o seu direito de ir e vir sem maiores sobressaltos.

Ah, a modernidade

A prefeitura também mirou na estação-tubo da praça, que ficou livre dos degraus de acesso, e nas duas bancas – mais de conveniência do que de jornais e revistas – que receberam roupagem moderna.

Errinho

A praça nem sempre teve esse nome. Era Largo da Proclamação da República e foi rebatizada depois que o compositor de “O Guarani” faleceu, no ano de 1896 (e não em 1946 como informado pelo site da prefeitura).

Preservado

O curioso é que o busto que homenageia Carlos Gomes é uma réplica feita de fibra. O original, de bronze, está guardado no Memorial de Curitiba para evitar atos de vandalismo. Como acontece, aliás, com a maioria dos monumentos na capital, à exceção daqueles muito grandes e pesados, difíceis de carregar.

Concorrência

Em tempos de IA (Inteligência Artificial), há startups correndo para oferecer serviços de georreferenciamento aos municípios como ferramenta de auxílio à zeladoria urbana.

O olho que tudo vê

Uma delas promete utilizar câmeras de alta resolução instaladas em veículos para identificar pontos da cidade que necessitam de ações de limpeza, reparo e manutenção.

Eu, robô

A prefeitura estuda propostas, mas segue sem bater o martelo. Em tempo: ainda não se falou na utilização de autômatos para executar o serviço. Mas nunca se sabe.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 24 de julho de 2023.

Desenvolvido por