+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 2 de agosto de 2023

ACGB ajuda na revitalização do centro de Florianópolis

Durante uma semana, entidade que reúne empresas garantidoras de condomínios, com sede em Curitiba, esteve envolvida no trabalho de despichação e pintura de fachadas e muros na João Pinto, região onde o comércio varejista da capital catarinense começou a se consolidar.

Desde a década de 1990, prefeituras das grandes capitais do país enfrentam o desafio da depreciação e do abandono nas regiões centrais, onde o movimento de veículos e pedestres é intenso durante o dia, mas fantasmagórico ao anoitecer, horário em que o comércio cerra as portas.

A solução encontrada pelas administrações municipais passa pelo resgate dos calçadões e da vida noturna das cidades, principalmente em áreas de referência histórica. É o caso de Florianópolis, em Santa Catarina, que figura entre as três capitais com melhor qualidade de vida do Brasil, mas sofre com as mazelas da decadência urbana.

Apoio, tinta e trabalho

Há cerca de um mês, a administração municipal deu o primeiro passo para mudar esse cenário. Um mutirão de limpeza comandado pela prefeitura e que reuniu esforços da iniciativa privada e também da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), entidade sem fins lucrativos voltada para a zeladoria urbana, removeu centenas de pichações e promoveu a pintura de muros, paredes e portas de estabelecimentos comerciais. A ação precedeu a inauguração do novo calçadão da rua João Pinto, a primeira das oito vias públicas do centro histórico a ganhar um novo rosto.

Esta é a segunda vez que a ACGB, que no ano passado inaugurou uma filial na capital catarinense, participa de mutirão semelhante na mesma região. O trabalho se estendeu por uma semana e envolveu limpeza, remoção de pichações e a pintura de cerca de 20 fachadas e paredes de estabelecimentos.

“Nossas ações são gratuitas e têm foco nas áreas que precisam de revitalização. Assim garantimos uma vida melhor e uma cidade melhor, o que com certeza é prova de uma sociedade preocupada com a população”, afirmou Simone Queiroz Yunes, coordenadora de projetos da ACGB Florianópolis.

Referência em zeladoria urbana

A escolha da João Pinto como ponto de partida no processo de recuperação do centro histórico não ocorre por acaso. Toda a região no entorno da via pública corresponde ao núcleo fundacional da cidade. Foi ali, no século XIX, que o comércio varejista de Florianópolis começou a se consolidar.

Criada em Curitiba, no Paraná, em 2000, a ACGB se tornou uma referência em zeladoria urbana. Um trabalho que envolve o plantio de mudas de flores em canteiros públicos, corte de grama, conservação do mobiliário urbano, despichação, recuperação de passeios – para a qual se exige um profissional especializado chamado de calceteiro –, limpeza de monumentos, inclusive com a utilização de alpinistas, e pintura de fachadas e paredes.

Arte e inspiração

A entidade também é responsável por projetos culturais envolvendo a instalação de painéis de azulejo com poesia em pontos autorizados, além de manter parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná na aplicação de medidas socioeducativas a pichadores ou a quem se envolve em delitos menos graves – brigas de trânsito que não passam de discussões acaloradas, por exemplo.

A inauguração da filial da entidade em Florianópolis no ano passado, que já mostrou a que veio, é apenas a continuidade de um trabalho que urbanistas de renome como Jaime Lerner (1937-2021) chamavam de inspirador.

Desenvolvido por