+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 2 de agosto de 2023

ACGB inaugura novo painel de poesia em Curitiba e planeja mutirão de limpeza na XV

Com instalação, número de murais de azulejos ultrapassa uma dezena. Entidade deve lavar calçadão em sete etapas. Sempre aos domingos pela manhã

A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB) inaugurou na segunda-feira (31 de julho) novo painel de azulejos na capital paranaense. Com um poema de Malú Prado e arte de André de Souza, o mural foi instalado na parede externa da Associação da Vila Militar, localizado no bairro Rebouças. A solenidade de descerramento do painel contou com as presenças do Dr. André Queiroz, diretor-presidente da Condomínios Garantidos do Brasil, mantenedora da associação; do Dr. Luiz Fernando Queiroz, do Grupo Jurídico LFQ; da presidente da ACGB, Cristiane Genari; da coordenadora de projetos da entidade, Deisi Momm, e do presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Almir Possiedi Junior, acompanhado do diretor de marketing da AVM, sargento Dario Camargo Junior.

Não é a primeira que os versos da poetisa são escolhidos para fazer parte dos painéis de poesia da ACGB. O primeiro projeto de azulejos instalado na Rua Trajano Reis, centro histórico de Curitiba, também traz poema de Malú

Antipicho

Painéis de cultura têm o condão de espantar pichações, afirma Deisi Momm. “Como se trata de arte de rua, os meninos do picho guardam respeito pela obra, assim como guardam respeito pelo grafite”. Trata-se de um acordo tácito, acrescenta ela. “Ninguém ditou as regras”. Desde que o projeto cultural teve início, a ACGB já instalou cerca de dez painéis em paredes e muros do centro histórico. As peças são pintadas e queimadas na oficina da associação e depois instaladas em locais previamente autorizados por particulares ou pela administração pública.

Fundada em 2000, a ACGB, uma associação sem fins lucrativos, tem como propósito zelar pela cidade. Diariamente, calceteiros contratados pela entidade saem às ruas para cumprir roteiros que incluem recuperação de calçadas, despichação, plantio de mudas de flores em canteiros públicos e limpeza e conservação do mobiliário urbano.

Esforço concentrado

Recentemente, a ACGB firmou parceria com empresários e dirigentes lojistas para promover um mutirão de limpeza na Rua XV de Novembro, calçadão da região central por onde transitam, diariamente, cerca de 100 mil pessoas. O projeto, que está recebendo os retoques finais, deve ter início na segunda quinzena de agosto e se estender até novembro, sempre aos domingos pela manhã.

O dia da semana não foi escolhido ao acaso. É quando as lojas estão fechadas e o fluxo de pedestres é mínimo. O mutirão deve contar com a parceria da administração regional da matriz, ligada à prefeitura de Curitiba, da Sanepar e de setores da iniciativa privada. Os trabalhos terão início no trecho onde está localizado a ACP, na XV de Novembro com a Presidente Faria, e término na Praça General Osório, no espaço compreendido pela Avenida Luiz Xavier, que ganhou o apelido de “menor avenida do mundo”. Para a execução do serviço serão utilizadas mangueiras de pressão, água clorada, escovões e sabão. Os empresários negociam também a cessão de um caminhão-pipa custeado pela regional matriz ou pela Sanepar.

Cinquentão

O calçadão da Rua XV de Novembro é o mais antigo do Brasil. Foi inaugurado em maio de 1972 e completou meio século no ano passado. Em entrevista concedida à TV Band, na semana passada, o empresário Camilo Turmina, que é dono de uma joalheria localizada próxima à Boca Maldita, na XV, falou sobre a preocupação dos lojistas com a possibilidade de que a via pública, que é considerada um cartão postal da cidade, venha a se transformar em uma cracolândia. “Não acredito que isso ocorra, mas é hora de soar o alarme. Por isso a necessidade do cuidado com a região central. Não podemos desistir”, afirmou.

Desenvolvido por