+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 31 de outubro de 2022

Zelar pela cidade está fazendo escola

ACGB esteve em Curitiba participando do mutirão Floripa no Capricho. Sede da entidade na capital catarinense é comandada por Simone Queiroz.

A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana), entidade voltada para a zeladoria urbana, participou, na segunda quinzena deste mês, do mutirão “Floripa no Capricho”, cujo objetivo é dar uma nova cara para o Centro Histórico de Florianópolis, em Santa Catarina.

Zeladores da ACGB, em Curitiba, trabalharam juntamente com uma grande equipe na poda de vegetação, reparo e manutenção de calçadas, despichação, pintura, além de outras tarefas de conservação na região.

O mutirão reuniu funcionários da prefeitura municipal, voluntários e membros de várias associações públicas e privadas, entre elas a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) e o Núcleo do Centro Histórico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

No total foram realizadas mais de 50 ações. Além da reparação, limpeza e pintura do centro urbano da capital, também a coleta de entulho e varredura geral das ruas. Na semana passada uma pequena solenidade marcou a inauguração de quatro obras de artistas do projeto Street Art Tour, que visa decorar muros de casas e fachadas de edifícios com grafites temáticos.

“O centro é onde tudo acontece, onde as pessoas se encontram com a história da cidade. Esse capricho na manutenção valoriza pontos de grande circulação e deixa Florianópolis mais bonita para moradores e visitantes”, disse Topázio Neto, prefeito da capital catarinense, que acompanhou os trabalhos.

Para a ACGB/Vida Urbana, a participação no mutirão é parte da estratégia de consolidação da sede da entidade na capital catarinense. Desde janeiro deste ano, a ACGB deu início à contratação e treinamento de zeladores urbanos, que depois passaram a circular nas ruas da cidade com a mesma missão de seus pares curitibanos: cuidar das vias públicas, recuperar calçadas e canteiros de flores, pintar portas e paredes do comércio e zelar pelo mobiliário urbano.

O trabalho, em Florianópolis, é coordenado por Simone Queiroz, que está à frente da nova sede da ACGB na cidade, e aparece, em primeiro plano na foto, ao lado de Deisi Momm, coordenadora de projetos da ACGB Curitiba, e de alpinistas urbanos da entidade que também atenderam à convocação. O mutirão Floripa no Capricho terminou no último fim de semana, mas o da ACGB Florianópolis está só começando. Com a promessa de tornar o slogan da associação uma realidade. Sim, “juntos podemos construir uma cidade melhor”. Seja ela em Curitiba ou em Florianópolis.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 31 de outubro de 2022.

Desenvolvido por