+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 3 de maio de 2022

Correios destacam homenagem feita pela ACGB aos carteiros

A carteira Elisabeth Oliveira Davide posa em frente ao painel de azulejos em homenagem aos profissionais da linha de frente no combate à covid-19: aos Correios, gratidão.

Aqui se faz um apelo: que não caia no esquecimento o trabalho dos profissionais que mantiveram a rotina diária mesmo durante a fase aguda da pandemia da covid-19. Porque vale lembrar: foi ontem e não em um passado remoto o período em que vivemos sob o lema “confinados venceremos”. Foi ontem e não em tempo distante que o uso de máscaras cirúrgicas se tornou indispensável – e ainda há quem não saia de casa sem a proteção porque habituado ou temeroso.

É nítido que está em curso um ensaio de retorno à normalidade, mas isso não significa que deixaremos de lado algumas regras com as quais ainda convivemos.  Além da vacina, há pessoas que, nesse processo, aprendemos não só a respeitar, mas também a admirar. O médico, o lixeiro, o frentista, o motorista de ônibus, o caixa de supermercado, o cozinheiro, o motoboy, o carteiro.

Quem passa pelas ruas centrais de Curitiba, sabe que a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana), uma entidade sem fins lucrativos, produziu um painel de azulejos em homenagem aos profissionais da linha de frente.

A repercussão foi quase instantânea. No início do mês passado, os Correios de Curitiba produziram uma matéria sobre mural e a referência, entre as 20 categorias retratadas, àquele que é responsável pela entrega da correspondência à população.

Há 14 anos atuando na empresa pública, a carteira Elisabeth Oliveira Davide (foto) deixou-se fotografar para a reportagem ao lado da figura que representa o mais icônico funcionário dos Correios. “É um grande reconhecimento ao nosso trabalho”, afirmou.

É inegável que o mural se tornou um ponto turístico na capital e é importante que isso ocorra se o objetivo é preservar a memória da pandemia e a importância dos profissionais que a combateram mantendo as atividades essenciais. De acordo com Deisi Momm, coordenadora de projetos da ACGB, o painel de azulejos demorou cinco meses para ficar pronto. Nesse período, dobrou de tamanho. Dos oito metros originais, com 11 categorias representadas, para o que pode ser visto hoje, com 16 metros de largura, 2 de altura e duas dezenas de profissionais em destaque. O endereço para quem quiser apreciá-lo é Marechal Floriano Peixoto, 1400. Próximo ao QG da Polícia Militar.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 2 de maio de 2022.

Desenvolvido por