+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 22 de setembro de 2021

Painel de azulejos em homenagem a profissionais da linha de frente tem 32 m2

Versão definitiva traz imagens de 20 categorias sob a palavra "Gratidão". Cerâmica foi pintada à mão.

Foram necessários dois dias para a instalação do painel, como mostram as fotos. A primeira delas, com pedestres passando (no destaque), dá a ideia de suas dimensões.

Entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) inaugurou, em Curitiba, a versão definitiva do painel de azulejos em homenagem aos profissionais da linha de frente que prestam serviços essenciais durante a pandemia.

Com 32 metros quadrados (16m de largura x 2m de altura), o painel foi instalado na canaleta de ônibus da Marechal Floriano Peixoto, em frente ao QG da Polícia Militar do Paraná, no centro da capital, trazendo em destaque a palavra “Gratidão” e sob ela a imagem de 20 profissionais.

Associação que dedica-se à zeladoria da região central da capital – é responsável por projetos de recuperação de calçadas, despichação e plantio de mudas de flores nas praças, serviço que é gratuito e, principalmente, não onera os cofres públicos – a ACGB/Vida Urbana lançou, em 2019, projeto cultural que tem por objetivo cobrir paredes e muros degradados com paínéis de azulejo contendo poemas.

O avanço da pandemia fez com que a entidade o ampliasse, transformando a arte em azulejo – uma tradição herdada dos portugueses – em celebração aos profissionais da linha de frente.

Com cerca de 300 peças de cerâmica, que foram pintadas à mão e depois queimadas a uma temperatura de 800 graus centígrados, o painel começou a ser construído no início deste ano com duas etapas de instalação: a primeira concluída em junho com o assentamento de 16 metros quadrados de azulejos. A segunda ocorreu neste fim de semana, quando as últimas peças foram levadas ao forno de alta temperatura – o processo de queima e esfriamento dura oito horas.

De acordo com Deisi Momm, coordenadora de projetos da ACGB/Vida Urbana,  o desenvolvimento do painel precisou ser interrompido em duas ocasiões depois que dez funcionários da associação testaram positivo para covid-19.

Chama a atenção no mural de azulejos a distinção dada às figuras do motorista de ônibus e do caminhoneiro pintadas nas extremidades do painel ao lado das frentes ampliadas de seus veículos.

Na visão do artista André de Sousa, responsável pela criação e pintura do painel, era preciso dar um simbolismo especial àqueles responsáveis pelo transporte público e aos que, levando e trazendo produtos e insumos necessários à população, foram peças-chave na logística e circulação, principalmente na fase mais aguda da tragédia sanitária da qual, lembra ele, ainda não estamos livres.

 

LOCALIZAÇÃO DO PAINEL

Av. Mal. Floriano Peixoto, 1400 – Centro – Curitiba – PR

Desenvolvido por