+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 31 de agosto de 2021

Hoje é dia do blog e é sempre bom lembrar que “nós blogamos”

Data foi criada informalmente em razão dos números 3108 lembrarem a palavra blog. São 112 milhões no mundo.

Hoje é dia do blog e há um motivo para isso. Os números 3108 lembram a palavra blog. Se você não acredita, veja abaixo (sim, é preciso um pouco de esforço):

Nesta data, vale lembrar que o blog da ACGB/Vida Urbana está de cara nova, com novas ferramentas, e que será atualizado semanalmente com informações sobre as atividades da associação – e nós estamos sempre inventando alguma.

Para celebrar esse dia, trouxemos algumas curiosidades sobre o blog que, apostamos, você vai gostar de saber:

1 – Quem inventou o termo?

Blog é uma abreviação criada pelo americano Peter Merholz. Em 1999, ele desmembrou a palavra weblog (que em português significa “relatório da rede” ou “diário da rede”) para formar a frase We Blog (“Nós blogamos”). Foi uma espécie de presságio. Dessa data em diante o número de blogs na internet cresceu exponencialmente.

2 – Qual o número de blogs no mundo?

Considerando que são criados 120 mil blogs diariamente, qualquer estimativa é sempre conservadora. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs no mundo, mas esse número pode ser maior. Chama a atenção o ritmo de crescimento dos diários eletrônicos ao longo de pouco mais de duas décadas. Em 1999, o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000 já se contavam em milhares e três anos depois representavam 4 milhões.

3 – Uma revolução na internet.

Ao possibilitar que qualquer um pudesse escrever e publicar na internet sem precisar conhecer a linguagem dos computadores – HTML, por exemplo – o blog se popularizou.

No princípio era de fato um diário com relatos sobre o dia a dia do usuário, mas logo as possibilidades de monetização ampliaram horizontes. Hoje há blogueiros profissionais que realmente ganham a vida blogando – sim, não é difícil perceber que o termo blog se tornou um verbo. Mais do que isso: o blog se tornou, em curto de espaço de tempo, um aliado na comunicação de empresas, organizações e associações. Há blogs e também suas evoluções – vlogs e podcasts – para qualquer tema de interesse do internauta: notícias, culinárias, esportes, cultura, religião, saúde, voluntarismo, trabalho social e zeladoria urbana, caso da ACGB.

Desenvolvido por