+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 21 de novembro de 2022

A metodologia dos zeladores urbanos

Zeladores da ACGB/Vida Urbana de Curitiba engrossaram mutirão em Florianópolis (SC) e fizeram mais: deram método ao trabalho.

Em apenas uma semana um mutirão de 200 voluntários deixou de “cara nova” 15 ruas do centro histórico de Florianópolis, em Santa Catarina. A informação poderia não ter importância nenhuma para o curitibano, preocupado com seus próprios botões, não fosse a notícia estampada nos jornais locais dando conta de que zeladores da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) – foto –, entidade sem fins lucrativos, com sede na capital paranaense, engrossaram o mutirão e fizeram mais: deram método ao trabalho.

Há 22 anos, a ACGB vem contribuindo com a urbanidade, recuperando calçadas, despichando muros e portas de estabelecimentos comerciais, limpando fachadas de condomínios e monumentos públicos, preservando o mobiliário, plantando flores nos canteiros públicos, cortando grama e pintando paredes. E essa é apenas uma pequena lista de serviços que a entidade presta, partindo de uma ideia simples: se a cidade é do povo – tal como a praça – cabe melhorá-la e torná-la um lugar melhor para se viver.

Para que o leitor tenha uma ideia, o trabalho só foi finalizado no dia 29 de outubro, véspera da eleição presidencial, porque houve um esforço conjunto: à ACGB Curitiba, que enviou seus zeladores em auxílio aos zeladores da ACGB Florianópolis, recém-refundada, juntaram-se a Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital catarinense e um grande números de cidadãos saudosos e nostálgicos de uma região histórica em que se podia passear (ou fazer o “footing”) sem tropeçar em sacos de lixo ou topar com a fealdade da pichação.

“Essa cidade me acolheu maravilhosamente. Criei meus filhos aqui. Como é que posso deixar esse lugar jogado às traças como estava? É por isso que estamos fazendo essa ação de amor pela cidade”, afirmou ao jornal ND+ o comerciante Luiz Guidugli, que há 30 anos reside na capital e foi um dos participantes do mutirão.

Também em declaração ao jornal, a coordenadora de projetos da filial Florianópolis da ACGB, Simone Hering de Queiroz Yunes, disse que a parceria da entidade com a CDL começou neste ano e já rende frutos. “O trabalho de despichação e de limpeza é educativo. Estimula outras pessoas a fazerem o mesmo”.

Segundo ela, a ACGB é uma associação de empresas que administram condomínios e tem um fundo destinado à revitalização de espaços urbanos. Simone cita como exemplo a rua Nunes Machado, que tem homônimo em Curitiba e talvez em diversas capitais do país. “A via estava totalmente degradada. Nós a revitalizamos e isso animou a todos. Há anos a degradação só piorava”.

O resultado ficou tão bom que a ACGB já se diz pronta para expandir o trabalho. Do centro histórico para o quadrilátero urbano, do quadrilátero urbano para o restante da cidade e depois para a região metropolitana. Eis a metodologia do incansável.

Publicado no Diário Indústria e Comércio em 7 de novembro de 2022.

Desenvolvido por