+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 2 de agosto de 2023

Para que as cidades não pereçam

ANTES E DEPOIS. Mutirão no centro histórico de Florianópolis que contou com a presença da ACGB: ampliando atuação.

Vem da década de 90 a preocupação das prefeituras das grandes capitais com a depreciação e o abandono do que é chamado injustamente de centro velho. Que nada. Centro histórico é a expressão correta porque, em geral é ele o núcleo fundacional das cidades.

De dar arrepio

Bate-se na tecla de que, sem planejamento, as regiões centrais minguam e não se vê mudanças à vista. O que é movimento intenso de veículos e pedestres durante o dia, torna-se fantasmagórico ao anoitecer, porque é nesse horário que o comércio cerra as portas.

Pedra fundamental

A solução encontrada pelas administrações municipais passa pelo resgate dos calçadões e da vida noturna. Caso de Florianópolis, em Santa Catarina. No mês passado, a prefeitura promoveu um mutirão de limpeza na João Pinto, via pública cujas pedras de paralelepípedo datam do tempo da consolidação do comércio varejista na capital, idos do século XIX.

Não governamental

O mutirão contou com a presença da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), entidade de zeladoria urbana com sede em Curitiba. Sem vínculo com a administração pública nem com o dinheiro público, a ACGB vem ampliando sua atuação e agora instala filial na capital catarinense.

Pincel e tinta

Durante uma semana, a associação promoveu a limpeza, a remoção de pichações e a pintura de cerca de 20 fachadas e paredes de estabelecimentos. O antes e o depois pode ser conferido nas fotos acima.

Inspiração

Coordenadora de projetos da ACGB/Floripa, Simone Queiroz Yunes, enfatiza que as ações da entidade são gratuitas e têm por objetivo garantir uma vida melhor e uma cidade melhor à população. “Queremos inspirar boas práticas de cidadania”.

Como fazer

O know-how da ACGB levou a prefeitura de Florianópolis a iniciar, em 2022, um projeto que promove moradores a zeladores ambientais urbanos, com funções semelhantes às exercidas pela equipe da associação de condomínios.

Trabalhou, ganhou

Através de um aplicativo, o morador pode se cadastrar, promover ações previamente agendadas e registrá-las com o envio de fotos. Equipes da prefeitura monitoram e fiscalizam a execução das tarefas. O trabalho é remunerado.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 17 de julho de 2023

Desenvolvido por