+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 14 de fevereiro de 2023

Três fotos que falam da ACGB

A ACGB não é apenas despichação. É também o plantio de flores nos canteiros, instalação de painéis de poesia e eventos de arte e recreação.

Dedicada à zeladoria urbana, a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) ficou conhecida nos últimos vinte anos pelo trabalho que realiza, em Curitiba, despichando e despoluindo visualmente o mobiliário urbano, os muros, as portas do comércio e os monumentos.

Há mais

Entretanto, associar a entidade a essa tarefa é pouco, muito pouco. A coordenadora de projetos da ACGB, Deisi Momm, aliás, é reticente quanto a esse “estigma”. A despichação, segundo ela, vincula a entidade a medidas socioeducativas a que são submetidos os pichadores flagrados por autoridades policiais. De fato, a ACGB/Vida Urbana trabalha em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, reeducando os infratores e estimulando o grafite e a arte de rua. Mas há mais, muito mais.

Flores e poesia

Três fotos selecionadas por essa coluna comprovam isso. As atividades diárias da ACGB incluem, entre outras, o plantio de mudas nos canteiros da cidade (foto em destaque), a preparação de muros para a instalação de painéis de azulejos com versos dos poetas paranaenses – já são mais de 20 espalhados pela cidade –, além de eventos de recreação promovidos nas escolas públicas. Na foto abaixo, alpinistas urbanos da ACGB, que despicham e pintam paredes de prédios a grandes alturas, se exibem para as crianças vestidos de Batman e Homem-Aranha. Vale sempre lembrar: a ACGB é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que dispensa dinheiro público. Isso é muito importante, muito mesmo.

Desenvolvido por