+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 14 de março de 2022

Alpinistas urbanos: para o alto e avante

ACGB voltou a promover a limpeza do obelisco da Praça 19 de Dezembro, em Curitiba. No mesmo local, prefeitura inaugurou nova iluminação.

Fique registrado aqui que a iluminação cênica da Praça 19 de Dezembro – sim, a do Homem Nu, a da Mulher Nua – inaugurada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, na terça-feira da semana passada, foi precedida de uma missão quase impossível dos alpinistas urbanos da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana). Foi a pedido da administração pública que, em dois dias e quase a toque de caixa, eles lavaram o obelisco de 44 metros – o equivalente a um prédio de 15 andares – em suas quatro faces, utilizando mangueira de pressão e muita água adicionada com cloro (foto). O trabalho envolveu teste de ancoragem na manhã de segunda-feira (7) – que é quando os alpinistas testam grampos de segurança e cordas – e em seguida o início da limpeza sob temperatura de 30 graus à sombra. Ao sol nem se fale.

DUREZA

No total, e quase sem interrupção, foram necessárias 12 horas para a retirada da fuligem e sujeira que a ação do tempo e do espaço (o entorno da praça, no Centro Cívico, tem intenso movimento de carros e pedestres) deixa nos monumentos urbanos. Isso sem contar as pichações ultrajantes.

Ó VIDA

O obelisco foi inaugurado em 1953 pelo então governador Bento Munhoz da Rocha, em homenagem ao centenário da emancipação política do estado. Até meados do século 19, o Paraná da “Bendita Curitiba” – nas palavras de Greca – era apenas e tão somente a quinta província de São Paulo.

HÁ TRÊS ANOS

Essa não foi a primeira vez que o monumento recebeu cuidados da ACGB/Vida Urbana. Em 2019, por iniciativa própria, a entidade promoveu a limpeza do obelisco que há anos, quiçá décadas, não sabia o que era água e sabão.

NOME AOS BOYS

Por último, e não menos importante, deixemos aqui grafado, no papel impresso e nas nuvens digitais, os nomes dos alpinistas encarregados da tarefa árdua: Thiago Momm e André Flávio Alonso, um auxiliar luxuoso.

LUZES TEMÁTICAS

Sim, a iluminação cênica inaugurada por Greca deixou a cidade mais bonita de se ver. As luzes projetadas mudam de cor ao sabor das campanhas de conscientização social e foram instaladas também em outros monumentos da capital. Na terça-feira (8 de março), o lilás era predominante porque esse é o tom escolhido para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Uma homenagem justa para a qual a ACGB/Vida Urbana, modéstia à parte, orgulha-se em ter contribuído.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 14 de março de 2022.

Fotos acima mostram o alpinista urbano Thiago Momm, da ACGB, durante limpeza do obelisco da Praça 19 de Dezembro, em Curitiba, na semana passada: monumento tem 44 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares.

Desenvolvido por