+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 8 de março de 2022

Após três anos, alpinistas urbanos voltam a lavar obelisco

Trabalho realizado pela ACGB foi organizado a pedido da prefeitura de Curitiba que inaugura nesta terça-feira (8) novo sistema de iluminação no local.

Alpinistas urbanos da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB) iniciaram ontem (7) a limpeza do obelisco da Praça 19 de dezembro, na região do Centro Cívico, em Curitiba, onde estão localizadas as esculturas do Homem Nu e da Mulher Nua. O trabalho que será concluído nesta terça-feira (8) atende pedido da administração do prefeito Rafael Greca, que inaugura hoje o novo sistema de iluminação cênica da praça, com projetores de luz que permitem mudança de cores.

Essa é a segunda em vez em três anos que os alpinistas urbanos da ACGB, uma entidade sem fins lucrativos, lavam o obelisco inaugurado em 1953 pelo então governador do estado Bento Munhoz da Rocha, em comemoração ao centenário da emancipação política do Paraná. Em abril de 2019, a limpeza das quatro faces do monumento (veja fotos) foi realizada em duas etapas. A prefeitura, parceira no projeto, cedeu o caminhão-pipa com capacidade para 12 mil litros de água e a mangueira de pressão. O monumento tem 44 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares.

Ontem pela manhã, os alpinistas fizeram testes de amarração de cordas e verificação de itens de segurança, antes do início do trabalho. O acesso ao topo do obelisco é feito por escadas internas. A ACGB passou a oferecer serviços de alpinismo urbano gratuito em 2015. Desde então, funcionários treinados são encarregados de escalar fachadas de prédios e monumentos do centro estendido da capital. Os serviços incluem, limpeza, pintura e despichação.

Um dos alpinistas mais experientes do grupo, Matheus Momm diz que, para garantir a segurança dos envolvidos, todo trabalho envolve um planejamento prévio. “Utilizamos uma tabela de checagem que envolve o equipamento individual de cada alpinista e as cordas e presilhas utilizadas na escalada”.

Em abril, Momm deverá contar com um novo colega no trabalho. André Flávio Alonso, funcionário de zeladoria da ACGB, integrará a equipe. Antes, ele deve passar por um curso de alpinismo profissional para adquirir habilidade e aprender as regras de segurança na escalada.

FOTO / DIVULGAÇÃO ACGB

Desenvolvido por