Postado 29 de outubro de 2024
Bondinho Batel
Foi em novembro de 1887, ainda no Império, que o bonde puxado por mulas foi inaugurado em Curitiba. Avançou na Avenida Batel, na Rua XV de Novembro e nas demais vias públicas da capital paranaense. Em breve, a novidade abriria concorrência com os carroceiros. A companhia que explorava os bondes chegou a possuir 150 mulas. […]


Foi em novembro de 1887, ainda no Império, que o bonde puxado por mulas foi inaugurado em Curitiba. Avançou na Avenida Batel, na Rua XV de Novembro e nas demais vias públicas da capital paranaense. Em breve, a novidade abriria concorrência com os carroceiros. A companhia que explorava os bondes chegou a possuir 150 mulas. Os animais eram constante alvo de estilingadas da meninada que assistia a sua fuga ligeira, direto para os estábulos. Com o aumento de passageiros de 680 mil para 1,2 milhão ao ano, as mulas deram lugar ao bonde elétrico. Isso ocorreu em 1913. E Curitiba começou a contar outra história.
TÉCNICA Arte em nanquim sobre foto datada de 1910.
Bruno Kusminski
Artista visual e tatuador curitibano, Kusminski resgata em suas obras a visão urbana e ilustrativa da realidade. Seus temas estão relacionados ao dia a dia da metrópole. De estilo rebelde, diz que seu lema é a resistência como anverso da existência.




