Postado 29 de outubro de 2024
Antigo mercado municipal
Da Praça Zacarias para o Largo da Cadeia, o mercado público de Curitiba surgiu no ano de 1864, em propriedade do governo da Província do Paraná, transferindo-se dez anos depois para uma nova sede construída em local onde hoje está localizada a Praça Generoso Marques. A circulação de carroças, puxadas por até seis cavalos,e charretes […]


Da Praça Zacarias para o Largo da Cadeia, o mercado público de Curitiba surgiu no ano de 1864, em propriedade do governo da Província do Paraná, transferindo-se dez anos depois para uma nova sede construída em local onde hoje está localizada a Praça Generoso Marques. A circulação de carroças, puxadas por até seis cavalos,e charretes transportando mercadorias deu vida ao comércio na região. Em 1906, o mercado passaria por uma reforma, ganhando uma fachada de forma curva na entrada principal com um relógio ao centro. Foi o seu canto do cisne. Seis anos depois, o prédio seria demolido para dar lugar ao Paço Municipal.
TÉCNICA – Arte em nanquim sobre foto tirada em 1906, ano em que o mercado foi reformado.
André de Sousa
Paranaense, André é designer gráfico e artista digital autodidata com longa experiência. A paixão pela arte começou na infância, impulsionando uma carreira profissional que se torna, a cada dia, mais gratificante. A pintura sobre azulejos é uma de suas especialidades.




