+55 41 3223-7708 | 98739-8371

Postado 20 de março de 2023

Reclame aqui

Leitor enviou reclamação ao “Estadão”, de São Paulo, e recebeu resposta imediata dos órgãos competentes. Sem jornais, Curitiba está à mercê dos canais oficiais.

Buracos no asfalto e nas calçadas são motivo frequente de reclamações da população em qualquer cidade do mundo, do Oiapoque a Xangai. Escrevendo do ABC paulista, leitor enviou reclamação ao blog “SP Reclama – Seus Direitos”, hospedado no site do “Estadão”, e recebeu resposta imediata dos órgãos competentes.

Órfãos da mídia

Curitiba, limitada às rádios e ao pouco espaço dedicado ao noticiário local nas emissoras de TV, vive à mercê dos canais oficiais. O papel da imprensa é justamente repercutir as demandas da população e pressionar a administração por soluções. A migração dos jornais impressos para a web escondeu ou excluiu esse tipo de serviço. Ó vida.

Surreal

Lá se vão três anos, pouco menos, que a Gazeta do Povo, então o principal jornal do Paraná, interrompeu a circulação do jornal impresso. Embarcava em uma aventura digital que, sabe-se agora, dá as costas para Curitiba e se volta para a “cobertura da cidade de São Paulo”. Acredite se quiser.

Dose de realidade

Foi Aroldo Murá, falecido neste ano, quem, assinando coluna no Diário Indústria & Comércio, anunciou o ocaso do jornal. Em resposta sofreu um ataque virulento vindo de profissionais de alto coturno da Gazeta – e a expressão “alto coturno” parece cada vez mais apropriada – que negaram com veemência a notícia. “O mensageiro foi repreendido” e deu no que deu.

Desfalque

O resultado é que a urbe (e a urbanidade) perdeu um de seus fiscais. Há outros, mas qualquer baixa na mídia local é sempre dolorida e amarga.

Dobrou a meta

No início deste ano, circulou a notícia, veiculada pelo Grupo Massa, de que o número de multas de trânsito na capital havia aumentado 60%. Os dados eram sólidos e irrefutáveis. Só as infrações por excesso de velocidade haviam dobrado em quantidade. De 308 mil, em 2021, para 601 mil, em 2022.

Quem espera alcança?

Os radares foram chamados de vilões. E, de fato, têm parte da culpa, já que estão sendo instalados em profusão. O Detran-PR prometeu divulgar o número de equipamentos instalados na Grande Curitiba juntamente com sua localização. Paciência, pois.

Incógnita

A perguntinha que não quer calar: quantos radares de controle de velocidade foram reservados para o Centro Cívico.? É bom lembrar que é nesse quadrilátero de poder que se concentram as três esferas de poder – municipais, estaduais e federais. Todos de alto coturno.

Coluna publicada no Diário Indústria e Comércio em 20 de março de 2023.

Desenvolvido por